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A importância do Feedback

No processo de recrutamento, é necessário considerar dois agentes de extrema importância: o/a recrutador/a e o/a candidato/a. Ambos/as partilham a vontade de alcançar uma parceira de sucesso e, inerente a todo o processo, a expectativa elevada numa resposta positiva como seguimento.

Contudo, facilmente notamos - quer como recrutadores/as quer como anteriores candidatos/as - que muitas empresas ignoram esta necessidade, principalmente com o/a candidato/a desclassificado/a em fases primordiais.

Os porquês que levam a esta não-resposta, poderão ser variados mas culminam muitas vezes no mesmo “gestão de prioridades provocada pela falta de tempo”. As demandas cada vez maiores e os pedidos cada vez mais exigentes, são uma realidade comum a toda e qualquer organização e, por esse mesmo motivo, oferecer feedback aos/às nossos/as candidatos/as torna-se uma mais valia na imagem e comunicação da marca. É um acréscimo de valor incontestável e que, mesmo sendo uma resposta negativa, cria um impacto positivo.

Como candidatos/as, já participamos em processos seletivos sustentando, muitas vezes, a esperança de uma nova oportunidade na expectativa da resposta. Segundo a Global Talent Rend Report, do Linkedin, este é um dos principais motivos de frustração para o candidato/a. A estes juntamos:

  • falta de um feedback mais detalhado percebendo o que há a melhorar e permitindo o seu desenvolvimento enquanto profissional pendente;

  • processos de recrutamento complexos, sem divulgação de detalhes importantes, entrevistas com assistentes e não com o responsável direto e anúncios muito pouco claros e objetivos.

Para quem procura emprego, esta espera não é a situação mais confortável tornando-se no impasse do “e se...”. É aqui, tal como referido, que a interpretação da nossa empresa poderá ser, ou não, manchada. Considere que se trata de uma comunicação que nunca foi finalizada: o/a candidato/a questionou a possibilidade de se juntar à equipa, de ser uma mais valia para a organização, sendo ignorado pela empresa, não obtendo qualquer resposta. Colocando-se na posição de candidato/a, como se sentiria? Ainda que sendo habitual a não-resposta a vagas de emprego, o que pensaria desta empresa? 

Agora vamos considerar que de facto obteve um feedback entre as dez candidaturas que enviou, não consideraria que essa empresa se preocupa mais consigo do que qualquer uma das restantes nove? Cada vez mais o mercado valoriza organizações que se mostram sustentáveis, que promovem sinergias entre parceiros para além do desenvolvimento da comunidade enquanto agentes da transformação. Por isso torna-se pertinente uma política transparente, sustentada no respeito e diálogo com todos os seus públicos, neste caso, com foco especial no externo. O feedback é fundamental, seja ele negativo ou positivo, é sempre algo construtivo, levando a reflexão e ponderação do/a interlocutor/a. Acrescenta-se ainda que o top of mind é o local favorita para encontrarmos a nossa empresa considerando que o/a candidato/a de hoje, poderá ser o/a cliente de amanhã ou a ponte para o/a próximo/a contrato.

A experiência dos/as candidatos/as nos processos de seleção, afeta diretamente a percepção que têm da nossa empresa e a reputação da marca empregadora (employer branding).

 

Uma mais valia a ter sempre em conta.