Teletrabalho: 5 dicas para aumentar a sua produtividade
Habituar-se ao teletrabalho pode ser um desafio para quem nunca trabalhou como freelancer ou em trabalho remoto. Por isso, a S&you Portugal traz-lhe algumas dicas para que consiga habituar-se à sua nova rotina, tornando-se mais produtivo e obtendo melhores resultados.
1. Estabeleça horários para trabalho
Se o seu horário se mantém apesar de não se encontrar fisicamente na sua empresa, esta dica não é para si. Contudo, se tiver alguma liberdade de horário, será necessário que estabeleça horários dedicados exclusivamente a trabalho. Traçar limites claros entre a vida profissional e pessoal deverá ser uma prioridade para si.
Por esta razão, determine quanto tempo trabalhará por dia, quais as tarefas que tem para fazer e quais os momentos em que as irá executar. Só assim conseguirá manter o seu rendimento e produtividade constantes.
2. Organize-se
Para que não se distraia e tenha presentes os prazos a cumprir, existem algumas ferramentas gratuitas que o poderão ajudar a autoorganizar-se e gerir o seu trabalho. Deste modo, o Google Calendar, Trello e Asana poderão ajudá-lo/a na organização das tarefas, cronogramas e documentos. Explore estas ferramentas!
3. Defina um local de trabalho
Para trabalhar a partir de casa, precisará de um cantinho isolado. A iluminação certa, uma cadeira confortável e silêncio poderão fazer toda a diferença na sua produtividade. Por isso, escolha uma parte da sua casa, que pode ser o seu quarto ou até a varanda, que ofereça as melhores condições de trabalho.
4. Mantenha-se conectado
Apesar de não estarem fisicamente no mesmo espaço, é essencial que continue o contacto com os/as seus/suas colegas e equipa de trabalho. Familiarize-se com algumas ferramentas novas, se nunca utilizou, tais como o Skype ou Microsoft Teams.
Também é importante que continue a utilizar os meios de comunicação anteriormente utilizados, tais como o Outlook, WhatsApp ou agendas partilhadas, de forma a dar continuidade aos projetos em curso.
5. Trace metas para si
Definir metas para si é uma maneira de comparar seus resultados periodicamente, enquanto estiver a trabalhar a partir de casa. Não se desleixe e faça bom uso do seu tempo!