Como evitar distrações durante o trabalho
Já pensou quantas das horas de trabalho passa sem estar concentrado/a nas suas tarefas? Muito provavelmente, estas são mais do que o que gostaria, diminuindo a sua produtividade. Somando a esta falta de atenção e distração permanente, juntam-se as conversas com colegas ou família, em regime de teletrabalho, a dinâmica de um escritório ou casa, bem como os ruídos exteriores.
Contudo, cada um de nós é capaz de, aos poucos, construir a sua própria concentração, experimentando o que resulta melhor para si. Por isso, trazemos-lhe algumas dicas que poderão ajudar a evitar as distrações.
Criar condições de trabalho
Assegure-se de que tem por perto tudo o que necessita para trabalhar e que abre unicamente as aplicações ou programas que vai utilizar, de modo a que não se perca com outras notificações e novidades. Vista roupa confortável e tente manter uma postura correta durante o seu trabalho.
Traçar objetivos e planear tarefas
Um bom planeamento do seu dia de trabalho poderá fazer milagres. Planeie e priorize as várias tarefas, estabelecendo um horário para cada uma, de acordo com a sua importância e prazos a cumprir. Esforce-se por cumprir esse plano à risca!
Programe tempo para pausas e para outras tarefas
A falta de produtividade está altamente relacionada com o cansaço mental. Por isso, estabeleça o fim de cada tarefa como uma pequena meta e faça pausas ao longo do dia. Reserve horas específicas para responder a e-mails, telefonemas e notificações das redes sociais, de forma a não se distrair e atrasar o seu trabalho.
Ouvir música e praticar desporto
A prática de exercicio físico matinal é vantajosa para muitas pessoas, podendo ajudar a despertar a mente e diminuir os níveis de stress, aumentando a capacidade de concentração. Ouvir música também poderá causar este efeito. Contudo, isto não se aplica a todos os casos, podendo aumentar ainda mais a distração, para muitos de nós.
Ainda que a capacidade de desempenhar diversas tarefas em simultâneo, o chamado multitasking, seja visto por muitos como uma vantagem, está provado que esta prática diminui a capacidade de concentração e aumenta os níveis de stress, não sendo uma metodologia de trabalho recomendada atualmente.