Como gerir um plano de carreira?
A área de gestão de carreira está a adquirir expressão e relevância, num mundo laboral cada vez mais flexível e mutável como o dos dias de hoje. A maioria dos/as trabalhadores/as passa por diferentes organizações durante todo o seu percurso laboral, bem como pelos mais variados setores, sendo cada vez mais importante uma boa e planeada gestão de carreira.
Os/As profissionais S&you são os/as mais indicados/as para o/a informar e auxiliar num planeamento adequado, ajudando-o/a a dar o próximo passo na sua carreira, encontrar o projeto ideal, apresentar um CV impressionante, atingir o sucesso em cada entrevista profissional e alcançar um equilíbrio entre a vida laboral e pessoal. Deste modo, deixamos-lhe algumas dicas de como fazer uma melhor gestão da sua carreira.
Defina os seus objetivos pessoais e laborais
A gestão da sua carreira só poderá começar com uma avaliação pessoal e honesta do que pretende para a sua vida em termos profissionais e pessoais também. Deverá pensar no rácio trabalho/vida pessoal ideal, bem como no salário, tempo para fazer outras atividades, entre outros fatores que considere relevantes.
Analise o mercado e a concorrência
Depois de pensar em todas estas variáveis, está na altura de comparar os mais diversos setores e empresas no mercado que poderão ir ao encontro do que idealizou. Pesquise e encontre as empresas com as quais mais se identifica, procurando os cargos/funções que poderá desempenhar e aos quais poderá acrescentar valor, através do Linkedin, por exemplo. Deste modo, terá também de pensar em que é que se poderá diferenciar dos/as outros/as candidatos, representando uma mais-valia para a sua “empresa de sonho”.
Trabalhe o seu Marketing Pessoal
Procure como construir a sua marca pessoal, valorizando os seus pontos fortes e passando eficazmente a sua proposta de valor. Para isto, terá de trabalhar no seu currículo – que deverá ser personalizado, sucinto, objetivo e adaptado à vaga e empresa em questão –, bem como na sua carta de apresentação, perfil do Linkedin e pitch de apresentação.
Construa uma rede de contactos
Conheça pessoas, aumente a sua rede de contactos e ative a rede que já possui, entrando em contacto com antigos colegas, amigos e chefias. Participar em eventos de networking e do seu setor-chave é também uma excelente forma de conhecer as pessoas certas.
Prepare-se para as entrevistas
Prepare cada entrevista que for realizar, procurando conhecer a empresa e área de atuação a fundo, bem como a sua concorrência. Esta é a oportunidade de se dar a conhecer ao/à entrevistador/a, por isso aproveite-a e vista-se à altura da ocasião! Procure também identificar os pontos menos positivos de cada entrevista e melhore o seu desempenho com a prática.
Poderá recorrer aos/às nossos/as consultores/as especializados/as, de forma a conseguir encontrar a oportunidade ideal para si, dando o próximo passo em direção à carreira que sempre desejou.