Slide 0

Entrevista à distância: Como se deve preparar

Devido à situação que atualmente vivemos, políticas de teletrabalho foram implementadas em diversas empresas. A S&you Portugal não é exceção e, por isso, privilegia as formas de contacto à distância, zelando pela segurança dos/as seus/uas candidatos/as e colaboradores/as. Estas novas medidas aplicam-se a reuniões e, claro, entrevistas de emprego.

Contudo, uma entrevista de emprego à distância possui características próprias, exigindo alguma adaptação. Neste sentido, a S&you traz-lhe algumas dicas e estratégias para que tenha sucesso na realização das suas entrevistas à distância.

Pesquise sobre a empresa

A primeira dica é transversal às entrevistas presenciais e à distância. A preparação é fundamental e depende, entre outros fatores, do conhecimento que possui da empresa em questão, bem como da vaga a que se candidata. Procure informar-se sobre o setor, atuação, valores e cultura organizacional desta, através do site oficial e das páginas nas redes sociais. Isto tornará a conversa mais fluida e demonstrará interesse da sua parte.

Faça testes prévios

Uma fraca ligação à internet é um problema comum nas entrevistas online, dificultando a manutenção de um diálogo fluido e prejudicando o entendimento. Deste modo, é importante que realize alguns testes de ligação previamente à entrevista, com um/a amigo/a ou familiar, tendo atenção à imagem de vídeo e ao som.

Escolha o local da entrevista

O ambiente escolhido por si deverá ter em conta a qualidade da ligação à internet, assim como possíveis ruídos e interferências visuais. Neste sentido, dê preferência a um local calmo e arrumado, pois facilitará a sua entrevista e causará uma melhor impressão.

Tenha atenção ao seu visual

Tal como numa entrevista tradicional, deverá passar uma boa imagem e vestir-se de acordo com o contexto. Se se está a candidatar a uma empresa com uma cultura mais formal, talvez deverá considerar uma camisa e/ou blazer. Em todos os casos, tenha atenção ao seu cabelo, maquilhagem e barba, optando por looks mais discretos sempre que possível.

O restante deve estar offline (incluindo o telemóvel)

Procure desconectar-se de qualquer outro chat, rede social ou separador de internet que capte a sua atenção, de forma a estar plenamente focado na sua entrevista. Isto aplica-se também ao telemóvel, que deverá desligar ou silenciar (incluindo as notificações), de modo a não desviar a atenção do que realmente importa nesse momento.

Olhe diretamente para a câmara

Evite desviar o olhar para outros pontos que não a câmara ou o ecrã do seu computador. O contacto visual com o empregador é fundamental e demonstrará confiança.

Tenha papel e caneta por perto

Anotar as informações mais importante à mão poderá ser fundamental. Assim, poderá registar qualquer dado relativo à função, empresa ou etapas do processo de seleção, não se distraindo com blocos de nota ou processadores de texto do seu computador.

Tente realizar pelo menos uma entrevista de ensaio

Por último, nunca é demais reforçar que a preparação é fulcral. Cada processo de seleção é único e tem as suas próprias particularidades, devendo ensaiar o seu discurso ou pontos a focar, bem como treinar a sua postura.